Nagelstein viaja para o exterior e Mônica assume presidência da Câmara

Integrante da Mesa Diretora questiona inclusão de diretor-geral na comitiva sem o aval do colegiado

Mônica Leal ao assinar termo de posse como presidente da Câmara. Foto: Divulgação

A vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), tomou posse nesta segunda-feira como presidente em exercício do Parlamento em função da viagem do vereador Valter Nagelstein (MDB) para o exterior. Acompanhando do diretor-geral da Câmara, Omar Ferri Júnior, Nagelstein cumpre agenda nos Estados Unidos e Japão até 4 de novembro. Os dois iniciaram a jornada no sábado.

“Eu assumi a presidência na tarde de hoje. A partir de hoje, eu respondo pela parte administrativa, financeira e legislativa, ou seja, eu sou responsável pela Câmara Municipal de Porto Alegre até o dia 4 de novembro porque o presidente viajou para o Japão e Estados Unidos”, disse Mônica Leal.

Nos Estados Unidos, o presidente licenciado da Câmara esteve reunido nesta segunda-feira com Michael Parker, ex-chefe de Segurança da Polícia de Los Angeles. Em agosto, o Legislativo havia promovido seminário de segurança com autoridades nacionais e internacionais para discutir o tema. Parker palestrou na ocasião.

Nesta terça, Nagelstein e Omar Ferri seguem para o Japão. Considerada cidade-irmã de Porto Alegre, Kanazawa, capital da província Ishikawa, recebe, pela primeira vez, uma comitiva da capital gaúcha. Além de conhecer a Prefeitura e o Legislativo de Kanazawa, os representantes da Câmara Municipal vão acompanhar a Maratona de Kanazawa.

No domingo de eleição, Valter vota em trânsito em Tóquio. Na capital do Japão, agendas institucionais também serão cumpridas em sedes de governo.

Em despacho, a Mesa Diretora aprovou, em 10 de outubro, a representação externa com pautas de discussão como intercâmbio comercial e cultural para troca de experiencias nas áreas de tecnologia, indústria, comércio, infraestrutura e financiamento.

A Casa vai custear a viagem. O total das diárias de cada um deles é de R$ 25.981.87, além do pagamento pelo dia trabalhado.

Vereador da Mesa Diretora questiona autorização de viagem de diretor

Para validar autorização de despachos, ao menos quatro dos seis vereadores que compõem a Mesa Diretora devem assinar os ofícios a fim de garantir a legalidade do trâmite. A ida de Valter foi avalizada, porém a autorização do diretor-geral da Câmara é questionada por um dos membros do colegiado.

No último dia 17, quando Omar Ferri Júnior teve o nome incluído na comitiva, apenas dois vereadores chancelaram a viagem: Nagelstein e José Freitas (PRB), conforme revela Cláudio Janta (SDD), também integrante da Mesa.

“Esta viagem não foi apregoada, tanto que só dois membros da Mesa assinaram esta viagem e o restante não assinou. Precisariam de, no mínimo, quatro assinaturas de membros da Mesa (para validar a viagem). Então, o servidor que foi viajar, provavelmente, terá que ressarcir a Câmara de Vereadores dos valores gastos com despesas de passagem porque não foi autorizado pela Mesa Diretora”, disse.

Além de Janta, Monica Leal, Paulinho Motorista (PSB) e Mauro Pinheiro (Rede) não assinaram o ofício.

À noite, Nagelstein contatou a reportagem, negando qualquer irregularidade e assegurando que a Mesa Diretoria autorizou a viagem de Ferri. Embora o ofício tenha a assinatura de dois vereadores, ele garante que cinco avalizaram a viagem e que apenas Janta não participou do encontro.