José Ivo Sartori amplia vinculação a Bolsonaro

Nesta terça, candidato se dedica a agendas internas

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Na reta final da busca pela reeleição, a campanha de José Ivo Sartori (MDB) deve concentrar as atividades em caminhadas pelo Rio Grande do Sul. Também deve crescer o discurso enaltecendo o grande número de apoios declarados antes do segundo turno, entre eles nomes considerados de peso, como o do quarto colocado na disputa para governador em 7 de outubro, Jairo Jorge (PDT), e o do deputado federal reeleito pelo Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (DEM).

“As manifestações que tivemos desde o final do primeiro turno até agora são quase todas a favor do Sartori”, comentou o presidente do MDB-RS, Alceu Moreira. Na visão dele, em um momento de polarização política, grande parte do eleitorado vai levar em consideração a opinião desses líderes na escolha de um novo candidato. Moreira também explicou que a crescente vinculação dos nomes do atual governador e de Bolsonaro se dá em função de as duas candidaturas terem forte sintonia, diferentemente da do adversário Eduardo Leite (PSDB), que oscilou entre apoiar ou não o capitão da reserva.

“Sartori não titubeia, não quer ninguém em cima do muro”, declarou o coordenador-geral da campanha, Idenir Cecchim, ao comentar a associação cada vez mais forte. No domingo passado, inclusive, militantes realizaram, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre, um ato intitulado “Sartonaro”, que unia as imagens de José Ivo Sartori e Jair Bolsonaro.

Em função disso e dos apoios recebidos, representantes da candidatura emedebista vêm descartando pesquisas que põem o adversário tucano como favorito. “Uma campanha vitoriosa é aquela que o melhor momento é o dia da eleição. Ela tem que vir num crescente”, avaliou o deputado estadual eleito, Sebastião Melo, que passou a auxiliar na coordenação após o primeiro turno.

Na manhã desta segunda-feira, José Ivo Sartori participou de debate da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), em Porto Alegre, onde destacou jamais ter cogitado a privatização do Banrisul. À tarde, palestrou em almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. No evento, falou sobre os principais avanços do governo e dos desafios dos próximos anos.

Nesta terça, o candidato se dedica a agendas internas. Ao longo da semana, ainda estão previstos mais dois debates e são cogitados atos em Passo Fundo, São Borja, Uruguaiana e Alegrete, além de Porto Alegre e região Metropolitana.