Faltam quatro dias para o confronto entre Grêmio e River Plate pela Libertadores da América. Mas em meio à aguardada partida no Monumental de Nuñez, o Tricolor tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro, neste sábado, contra o América, em Belo Horizonte. E se o título nacional ficou distante após a derrota para o Palmeiras, ainda há objetivos a serem alcançados.
“Não pode desistir nunca, independente da vantagem que o Palmeiras tem, o nosso pensamento tem que ser sempre de vitória”, diz o zagueiro Paulo Miranda. Para garantir uma vaga na Libertadores da América de 2019 sem ter a obrigação de ser campeão da atual edição da competição sul-americana, o Grêmio precisa ficar entre os seis primeiros no Brasileirão.
Até a quarta posição, confirma uma vaga de forma direta. Quinto e sexto necessitam disputar a fase preliminar da Libertadores, o que acarretaria uma mudança severa de planejamento no início da próxima temporada, já que os confrontos eliminatórios iniciam-se em janeiro.
“O nosso objetivo sempre foi o título do Brasileiro, lógico que estamos um pouco distantes do líder (oito pontos), mas ainda faltam nove rodadas. Vamos tentar somar o maior número de pontos possíveis para estar ali entre os quatro primeiros”, acrescenta Paulo Miranda. Atualmente, o Grêmio ocupa a quinta posição na tabela.
Com a partida de ida da semifinal da Libertadores muito próxima, Renato Portaluppi vai escalar os reservas em Belo Horizonte. “Cabe a nós fazer um bom jogo e somar os três pontos”, finaliza o zagueiro. As atenções estiveram voltadas mais uma vez para os jogadores que se recuperam de lesão, ontem, no CT Luiz Carvalho. Marcelo Grohe e Bruno Cortez estão recuperados e já não integram mais a lista de dúvidas para encarar o River.
Teste para Ramiro
Ramiro passou por uma espécie de teste com o fisioterapeuta Henrique Valente. O jogador simulou vários movimentos como arrancadas e toques na bola. Aparentemente não apresentou nenhum problema. O atacante Everton apenas correu ao redor do gramado. Em determinado momento, parou para uma conversa com Renato Portaluppi. Luan e Leo Moura nem apareceram no campo. A lateral-direita deverá ser ocupada por Leonardo Gomes na Argentina. Luan seguirá sendo dúvida até o dia da partida. Quem voltou a treinar com o grupo nessa quinta-feira foi o zagueiro argentino Walter Kannemann.