EPTC explica lombadas da Coronel Marcos, na zona Sul

Via movimentada registra engarrafamentos durante os horários de maior movimentação

Avenida Cel. Marcos. Foto: Divulgação/Google Maps
Avenida Cel. Marcos. Foto: Divulgação/Google Maps

Durante o programa Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba, o jornalista Nando Gross questionou a implantação de lombadas eletrônicas na avenida Coronel Marcos, na zona Sul de Porto Alegre. Conforme o comentário, a implementação vem ocasionando mais engarrafamentos em uma região já naturalmente conturbada. A EPTC enviou nota à produção do programa explicando o fato. Confira:

” As lombadas na Cel. Marcos, na altura da Travessa Pedra Redonda, foram implantadas para melhorar as condições de segurança dos pedestres que circulam no local. Elas estão distantes aproximadamente 160 metros e protegem a travessia semaforizada, que foi reposicionada em frente à AABB. Informamos que os atrasos que estão ocorrendo se devem às obras que estão em andamento na região.

No que se refere aos acidentes, no trecho das proximidades da AABB onde estão instaladas as lombadas, foram registradas 180 ocorrências, com 97 pessoas feridas e uma vítima fatal, nos últimos 10 anos.

Temos ciência do transtorno da lentidão em horários de pico, mas sabemos que velocidades elevadas são incompatíveis com a segurança de pedestres e motoristas no local.

Salientamos que o projeto já está em fase final de implantação e, pelos estudos técnicos realizados, a mobilidade da região vai melhorar significativamente sem oferecer prejuízo para a segurança. Posteriormente, avaliaremos a necessidade de eventuais ajustes.”