Polícia Civil realiza operações em combate ao tráfico de drogas no RS

As ofensivas ocorrem em São Lourenço do Sul, Passo Fundo e em municípios da região central

Presos na Operação Geminus./ Foto: Polícia Civil./ Divulgação

A Polícia Civil está nas ruas realizando três operações contra o tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira. As ofensivas ocorrem em São Lourenço do Sul, Passo Fundo e em municípios da região Central do Estado. Ao todo, 44 pessoas foram presas

Por meio da Delegacia de Polícia de Rio Pardo, foi deflagrada a Operação Faxina. O objetivo é desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas na região Central do Estado. Estão sendo cumpridos 13 mandados de prisões preventivas, 20 de busca e apreensão em residências e outros seis mandados de busca e apreensão de veículos em Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Pantano Grande. Até o momento, 14 pessoas foram presas.

Em São Lourenço do Sul ocorre a Operação Geminus, também no combate a organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. Estão sendo cumpridas 56 ordens judiciais, entre mandados de busca, prisão e bloqueio de contas na cidade. Até o momento, 25 pessoas foram presas.

Uma outra operação, chamada de Breaking Bad, está sendo realizada em Passo Fundo. Até o momento, cinco pessoas foram presas, sendo duas preventivas e duas em flagrante. No total, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. Mandados de busca, inclusive, foram cumpridos nas cidades gaúchas de Passo Fundo e Serafina Correa e em Palhoça, no estado de Santa Catarina.

Segundo as investigações, os presos recebiam maconha, cocaína, LSD e ecstasy do litoral catarinense e da fronteira com o Paraguai. A droga era traficada em Passo Fundo e municípios vizinhos. A entrega era feita com os veículos dos próprios investigados. Foram identificados os líderes da organização criminosa, os fornecedores, distribuidores da droga e outros traficantes, assim como os indivíduos que recebiam os valores relativos ao tráfico.

A investigação teve início em março deste ano, quando foram apreendidas, com um dos investigados, cocaína, maconha, crack, um aparelho celular e quase R$ 1,8 mil. Logo em seguida, quebras de sigilo e análise de dados resultaram na prisão em flagrante de dois indivíduos por tráfico de drogas – liberados no mesmo dia pela Justiça.