O Partido Verde (PV) confirmou apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) para o segundo turno das eleições ao governo estadual. O partido levou hoje ao tucano a decisão, tomada ontem à noite em reunião do diretório estadual. A sigla ainda estuda a possibilidade de realização de ato, nesta sexta-feira, para formalização do apoio.

Conforme o presidente do partido no Rio Grande do Sul, Marcio Souza, a decisão em direção a Leite se deu baseada na inclinação do candidato do PSDB em colocar o governo do Estado a serviço do bem-estar social.

“E também as questões que dizem respeito ao diálogo que estabeleceu desde o primeiro turno com todos os setores da sociedade. Eles abriram um pouco mais para os movimentos sociais, tendo uma visão mais completa da sociedade. Esses fatores nos levaram a dar apoio ao Eduardo Leite, tanto quanto o compromisso dele com uma pauta de preservação do meio ambiente e com a busca do desenvolvimento verde”, disse.

Divergências

O presidente da sigla comentou o apoio de Jairo Jorge (PDT) a Jose Ivo Sartori (MDB), anunciado nesta quinta-feira. No primeiro turno o PV esteve coligado com o partido de Jorge, na corrida ao Palácio Piratini. “Não há nenhuma rusga. Bem pelo contrário. Há um sentimento de superação de uma fase que foi importante, que foi o primeiro turno, onde foi exposto por cada uma das candidaturas mais claramente aquilo que defende. E há tranquilidade da independência de cada um tomar uma decisão e lutar por aquilo que acha que é mais conveniente pelo estado”, comentou Souza.

O dirigente explicou que a aproximação de Leite a Jair Bolsonaro (PSL), no segundo turno das eleições presidenciais, era visto como um entrave. Souza informou que a posição nacional é pelo não apoio a Bolsonaro, pelo fato de o candidato representar o oposto do que o Partido Verde defende. No entanto, os verdes decidiram por apoiar Eduardo Leite  pelo fato de o candidato ter um diálogo aberto com todos os setores da sociedade. Outro ponto apontado por Souza é que Leite não vem usando, para sustentar a candidatura, a plataforma de apoio a Bolsonaro.