Maria Carpi é a patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Evento ocorre entre os dias 1º e 18 de novembro, na Praça da Alfândega

Foto: Luis Ventura / Divulgação / CP

A Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou, nesta quinta-feira,a poetisa Maria Carpi como patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 1ª a 18 de novembro na Praça da Alfândega. O anúncio ocorreu no Centro Cultural da Ufrgs, por volta das 20h, em evento com a imprensa, autoridades, convidados e patrocinadores. Os demais postulantes ao cargo eram Caio Riter, Celso Gutfreind, Claudia Tajes e Leticia Wierzchowski.

Logo após ser anunciada, Maria Carpi exaltou a poesia e declarou que vai pedir ajuda aos outros patronáveis para poder andar pela praça e falar com os leitores.

Natural de Guaporé, Maria Carpi estreou na literatura em 1990, com “Nos gerais da dor”. Uma das escritoras mais respeitadas da poesia contemporânea brasileira, ela recebeu o reconhecimento da crítica através de prêmios e distinções, entre eles a Menção Honrosa no Casa de las Américas em 1999, em Cuba; o Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1990, e o Erico Veríssimo em 1991, por “Desiderium Desideravi”.

Autora também de “O perdão imperdoável” e “A migalha e a fome”, Carpi venceu quatro vezes do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia. Também recebeu, da Associação Gaúcha dos Escritores, o prêmio de Livro do Ano, em categoria Poesia, em 2004, 2006 e 2007.