DEM e bancada do PSL decidem apoiar reeleição de Sartori

Onyx Lorenzoni diz que Bolsonaro decide até o final de semana se também faz manifestação pública em favor do governador ou se manterá neutralidade no RS

Foto: Divulgação/DEM

O DEM do Rio Grande do Sul, a presidente estadual do PSL, Carmen Flores, e a bancada eleita da legenda para a Assembleia Legislativa, composta por quatro novos parlamentares, anunciaram nesta quinta-feira, durante ato na sede do DEM gaúcho, apoio à candidatura do governador José Ivo Sartori (MDB) na disputa de segundo turno. Tanto Sartori quanto o adversário, o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), declararam apoio a Jair Bolsonaro (PSL) na disputa presidencial.

Sobre se Bolsonaro vai declarar apoio público a Sartori ou gravar depoimento em favor do emedebista, o presidente do DEM no Estado, o deputado federal reeleito Onyx Lorenzoni, disse que o presidenciável vai decidir um posicionamento até o fim da semana. Onyx é um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro e vai ocupar a Casa Civil caso o candidato do PSL vença a eleição.

Questionado sobre o que leva parte do PSL e o DEM gaúchos a optarem por Sartori, já que Leite também abriu apoio a Bolsonaro, e se isso não gera constrangimentos, Onyx relembrou a campanha do primeiro turno do então candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin. “O Bolsonaro nunca foi tão atacado quanto pelo candidato à presidência que o outro candidato (Leite) defendia no primeiro turno. Os ataques de Geraldo Alckmin a Jair Bolsonaro foram inesquecíveis, inclusive por sua desumanidade.”

Na semana passada o vice-presidente do PSL gaúcho e deputado federal eleito pela sigla no RS, Bibo Nunes, anunciou que os três eleitos do partido pelo RS para a Câmara Federal vão permanecer neutros na disputa estadual.