Viamão: BM retira idosa de casa onde era mantida em cárcere privado pelo filho

Impasse durou mais de oito horas

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Boe) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar conseguiram, com o emprego de explosivos, entrar na residência onde uma idosa de 80 anos era mantida em cárcere privado pelo filho, desde o início da tarde de hoje, em Viamão, na região Metropolitana.

O impasse durou oito horas e, até as 22h30min, o engenheiro, de 41 anos, armado com uma espada de samurai, permanecia dentro da residência. Quinze minutos depois, ele acabou rendido e preso, com escoriações. Foram necessárias três explosões para liberar o acesso à porta principal.

Desde o início da tarde, ele mantinha a mãe sob ameaça de morte, após uma suposta discussão. A BM apurou que o homem planejou o crime e, nos últimos dois dias, instalou placas de aço para isolar a residência, que fica na rua Grápia, dentro do condomínio Cantegril. De acordo com o relato da RecordTV, o imóvel era uma espécie de bunker: não tinha janelas e a porta era travada com um sistema de controle elétrico.

Relatos da vizinhança dão conta de que a BM já havia sido acionada, em outra ocasião, para tirar a idosa de casa, depois de uma discussão com o filho. A BM também mencionou que ele é portador de transtornos psiquiátricos e havia sido demitido do emprego, nessa manhã.

As negociações envolveram, além da BM, representantes do Ministério Público Estadual. Pelo menos 20 PMs foram enviados ao local, além de bombeiros e de uma ambulância.

*Com informações da repórter Priscila Doroche/RecordTV