TSE oficializa segundo turno no Amapá

Vice do candidato do PSB teve registro barrado pelo TRE-AP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nessa terça-feira, que o segundo turno das eleições para governador do Amapá vai ser disputado entre os candidatos Waldez (PDT) e João Capiberibe (PSB). Por 6 votos a 1, o plenário da Corte confirmou liminar proferida pelo ministro Og Fernandes determinando a contabilização dos votos de Capiberibe.

Antes da decisão, proferida no dia 7 de outubro, primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) rejeitou o registro de candidatura de Marcos Roberto (PT) como vice na chapa do PSB. Isso ocorreu porque todos os candidatos do PT no estado tiveram as candidaturas indeferidas diante da falta da entrega da prestação de contas da legenda em 2015.

No primeiro turno, Waldez obteve 33,55% dos votos válidos e Capiberibe ficou em segundo, com 30,10%.

Eleição se definiu em 13 estados no primeiro turno

Eleitores de 13 estados escolheram em primeiro turno os governadores. Desde o dia 7, o resultado está definido em Alagoas (venceu o MDB), Bahia (PT), Ceará (PT), Paraíba (PSB), Piauí (PT), Maranhão (PCdoB), Tocantins (PHS) e Pernambuco (PSB) – onde os governadores foram reeleitos – e no Paraná (PSD), Goiás (DEM), Mato Grosso (DEM), Espírito Santo (PSB) e Acre (PP), onde novas candidaturas venceram.

Com isso, terão segundo turno, além do Amapá, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte, assim como no Distrito Federal.