Porto Alegre registra 30º caso de sarampo; total no RS chega a 37

Até 15 de outubro, 2.192 casos de sarampo foram registrados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde

O Rio Grande do Sul soma 37 casos confirmados de sarampo em 2018. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde atualizou o relatório e confirmou mais uma ocorrência da doença em Porto Alegre. Foram 30 moradores da Capital que adoeceram, até o momento. Viamão teve três casos confirmados; Alvorada, dois, e São Luiz Gonzaga e Vacaria, um cada.

Até 15 de outubro, 2.192 casos de sarampo foram registrados no Brasil, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde. Desse total, 1.776 casos foram identificados no Amazonas e 330 em Roraima.

Casos isolados de sarampo, segundo a pasta, foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (37), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).

Ainda de acordo com o ministério, até o momento, 12 mortes pela doença foram confirmadas no país, sendo quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará.

Imunização
O Ministério da Saúde informou que, de janeiro a outubro, enviou um quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal.

O objetivo, segundo a pasta, é atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo.

Por meio de nota, o ministério informou que todos as unidades federativas, com exceção do Distrito Federal, alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra a doença.