Pesquisa aponta que 90% das compras no varejo são feitas com uso do celular

Presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli participa de evento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop)

Presidente do Grupo Record, Reinaldo Gilli, é palestrante de evento da Alshop em Porto Alegre. Foto: Guilherme Testa/CP

O futuro do varejo passa pela mão do consumidor – 92% das compras são feitas com o uso do telefone celular e 52% das compras virtuais são influenciadas por lojas físicas. Já 48% das aquisições em estabelecimentos comerciais são influenciadas por interações virtuais. Os dados foram apresentados pelo gerente de Comércio, Serviços e Indústria do Sebrae/RS, Fábio Krieger, que ontem falou sobre “O futuro do varejo” no Road Show Porto Alegre, no Sheraton Hotel. O encontro organizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) reuniu lojistas e empreendedores da Capital e da Região Metropolitana.

Segundo Krieger, além da tecnologia, pesquisas demonstram que empresas varejistas que colocam o colaborador em primeiro lugar, antes mesmo do foco no cliente, acabam tendo um desempenho até 10 vezes superior ao dos concorrentes. “Se cuidar bem do colaborador, ele consequentemente vai cuidar bem dos clientes”, disse.

Na abertura do evento, o presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, afirmou que o varejo e os veículos de comunicação, unidos, estimulam o consumo e fazem a economia girar. “Todos queremos ver a economia do nosso país crescer. A Record acredita na retomada do crescimento econômico do Brasil e, nesse sentido, o setor varejista é essencial”, destacou. Conforme ele, o papel da empresa como veículo de mídia é oferecer soluções de comunicação adequadas a todo o tipo de negócio.

Gilli destacou que de comunicação a equipe do Grupo Record entende muito. “A Record é um dos maiores grupos de comunicação do mundo e está presente em mais de 150 países. Uma rede de televisão brasileira presente em tantos lugares nos enche de orgulho”, disse, explicando que a emissora chega a todos os lares gaúchos e isso acontece porque a Record está de olho no futuro e investe em equipamentos de transmissão a fim de oferecer o melhor para os seus telespectadores e clientes. “No Rio Grande do Sul, a Record TV, o Correio do Povo e a Rádio Guaíba formam um forte grupo de comunicação presente em 100% do Estado e que se comunica com todos os públicos, para promover o seu produto, o
seu serviço e a sua marca para o seu público”, afirmou Gilli.

Segundo ele, iniciativas como a da Alshop são importantes para alavancar o comércio varejista, que anda retraído: “Quando reunimos empresários do setor de shoppings, entendemos que a mídia tem um papel fundamental. A propaganda é a alma do negócio. A presença do Grupo Record no Road Show tem o objetivo de mostrar que há um mercado em potencial e a mídia é um caminho para que as vendas no varejo possam crescer”.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, os lojistas precisam de conhecimento e fazer inovações: “No caso do jovem, por exemplo, se não tivermos uma experiência de venda diferente para que ele vá a loja ou faça compras pelo smartphone, perderemos esse cliente”. Segundo Kruse, “há muita inovação e os lojistas precisam estar atentos às mudanças”.

A diretora de Relacionamento Comercial da Alshop, Mariel Bione, destacou que as palestras da programação abordaram novas técnicas de comunicação com o consumidor, melhores práticas operacionais, novas tendências em visual merchandising e vitrinismo, novos perfis de consumidores e como atender às suas necessidades, as boas oportunidades oferecidas pelos bancos e as tendências macro e microeconômicas.