Empresa assume restauro do Instituto de Educação, na Capital

Prazo é de um ano e meio para a entrega da obra

A empreiteira que ganhou a licitação para reformar o Instituto de Educação Flores da Cunha, um dos maiores colégios estaduais de Porto Alegre, tomou posse do espaço, vizinho ao Parque da Redenção, nesta quarta-feira. O próximo passo, segundo um dos diretores da Concrejato, é a montagem do canteiro de obras para o restauro do prédio, inaugurado em 1935. “Já estivemos avaliando o local anteriormente. Primeiro, faremos a mobilização de funcionários, limpeza e montagem do canteiro, para depois iniciar a obra de fato”, afirmou Ronaldo Ritti.

A empresa, com sede no Rio de Janeiro, e o governo estadual assinaram o contrato em 2 de outubro. O investimento, proveniente do salário-educação (Fundo Nacional de Educação) chega a quase R$ 23 milhões – 20% abaixo dos R$ 28 milhões previstos de início para a obra. A empresa vai ter um ano e meio para finalizar o trabalho. “Antes tarde do que mais tarde”, comemorou o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Atualmente, os 1.287 alunos da instituição seguem distribuídos em quatro escolas estaduais da região. As aulas foram transferidas ainda em julho de 2015. Os primeiros trabalhos começaram em janeiro de 2016 e foram paralisados em agosto de 2017, com apenas 10% do restauro concluído. A contratada anterior não cumpriu com as regras do contrato.