Polícia Federal indicia Temer e mais 10 no inquérito dos portos

Presidente é acusado de lavagem de dinheiro e organização criminosa pela investigação

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

A Polícia Federal indiciou o presidente Michel Temer (MDB) e outros 10 investigados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no inquérito dos Portos – investigação sobre a edição de um decreto assinado em maio do ano passado pelo emedebista que pode ter beneficiado empresas do setor, como a Rodrimar S/A.

Na lista aparecem a filha de Temer, Maristela, o coronel reformado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho – conhecido como coronel Lima – e o ex-assessor especial do emedebista Rodrigo Rocha Loures – o homem da mala dos R$ 500 mil da JBS.

O relatório final com os indiciamentos e os pedidos de prisão foram enviados ao ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo. Após receber o documento, ele pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que vai ter 15 dias para se manifestar e oferecer ou não denúncia contra o grupo.

No relatório final, o delegado responsável pelo caso também pediu ao Supremo o bloqueio de bens de todos os acusados e prisão preventiva de quatro deles, o coronel João Batista Lima Filho, amigo de Temer, a arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher de Batista, e os investigados Carlos Alberto Costa, sócio do coronel, e Almir Martins Ferreira. Ao enviar o caso à PGR, Barroso também proibiu os acusados que tiveram prisão solicitada de deixarem o Brasil.

O advogado do presidente no processo envolvendo o inquérito dos portos, Brian Prado, informou que ainda não teve acesso ao relatório e não vai comentar o indiciamento, por enquanto. O Palácio Planalto, até o fechamento desta reportagem, também não se manifestou.

Indiciados pela PF:

1. Michel Miguel Elias Temer Lulia

2. Rodrigo Santos da Rocha Loures

3. Antônio Celso Grecco

4. Ricardo Conrado Mesquita

5. Gonçalo Borges Torrealba

6. João Baptista Lima Filho

7. Maria Rita Fratezi

8. Carlos Alberto Costa

9. Carlos Alberto Costa Filho

10. Almir Martins Ferreira

11. Maristela de Toledo Temer Lulia

Prisão preventiva:

1. João Baptista Lima Filho

2. Carlos Alberto Costa

3. Maria Rita Fratezi

4. Almir Martins Ferreira