Foram remarcadas para os dias 29, 30 e 31 de outubro as audiências de conciliação envolvendo ações de desapropriação relacionadas à construção da nova ponte sobre o Guaíba, na Capital. A 26ª Vara Federal de Porto Alegre suspendeu os encontros previstos para ocorrerem hoje e amanhã. De acordo com o juiz federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, era preciso realizar algumas tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que a solução alcançada contemplasse todas as famílias.
Ontem, durante reunião, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) comprometeu-se a ajuizar – imediatamente – todas as ações que faltam para abarcar as cerca de 450 famílias atingidas. Até o último dia 11, haviam sido ajuizadas apenas 207 ações. “A solução é a conciliação, que poderá ocorrer sob três possibilidades: a compra assistida, um empreendimento na Ilha Grande dos Marinheiros ou a indenização pelo valor das benfeitorias”, diz o juiz.
Conforme ele, o encontro foi positivo. “O departamento vai ajuizar todas as ações de desapropriação referente a todas as famílias afetadas na Ilha dos Marinheiros, sendo que a 26ª Vara Federal (vara especializada em Conciliação) fará as audiências de todos os processos”, acrescenta. Além das datas de outubro, já há encontros designados para a segunda semana de novembro, nos dias 6, 7 e 8, além de reserva de datas para dezembro. Tudo isso para que todos os processos sejam atendidos.