Sindilojas aponta estagnação nas vendas para o Dia das Crianças

O ticket médio, entretanto, ficou bem acima do esperado: os consumidores gastaram, em média, R$ 185,48 por presente

Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

O levantamento do Sindilojas Porto Alegre acerca das vendas para o Dia das Crianças 2018 aponta que o consumo na Capital se manteve estável para a data. Conforme o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas, metade dos estabelecimentos do segmento infantil apontaram vendas estáveis para o 12 de outubro em relação a 2017. O tícket médio, entretanto, ficou bem acima do esperado: os consumidores gastaram, em média, R$ 185,48 por presente, quando a expectativa era de R$ 107.

Outros 30% dos comerciantes questionados pelo Núcleo apontaram diminuição nas vendas e, por fim, 20% disseram que obtiveram lucratividade superior a do ano passado. No caso dos comerciantes que tiveram recuo nas vendas, a principal motivação reside na instabilidade financeira, devido ao período de indecisão eleitoral. Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, asseverou ainda na sexta-feira que “apenas após a troca de governos, em janeiro, teremos de fato uma possibilidade de crescimento efetivo e saída da crise.”

Os produtos mais vendidos para a data foram os itens de vestuário, ao contrário da expectativa que dava conta de que os brinquedos venceriam a disputa pela preferência dos consumidores. As roupas tiveram 37,5% da amostra, seguidas dos calçados (27,5%) e finalmente dos brinquedos (25%). A grande maioria dos presentes (77,5%) foram adquiridos através de parcelamentos no cartão de crédito, igualmente contrariando a pesquisa prévia que dizia que o pagamento à vista seria o preferido dos porto-alegrenses.