Feira do Livro de Porto Alegre vai homenagear Primavera de Praga

Na quinta, edição define o patrono

Ponte Carlos é a mais antiga de Praga, capital da República Tcheca | Foto: Czech Tourism / Divulgação / CP

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 1ª a 18 de novembro, vai ter como convidada de honra uma nação com base centenária, a República Tcheca, que festeja no dia 28 o 100º aniversário do nascimento da Tchecoslováquia independente. Vão ser lembrados também os 80 anos do Acordo de Munique, 50 anos da Primavera de Praga e da invasão soviética no país, e jubileu dos 25 anos do nascimento da República Tcheca, o divórcio “veludo” com a Eslováquia.

Com intensa programação durante o primeiro final de semana/feriadão da Feira, de 1º a 4 de novembro, o país convidado vai ter duas exposições temáticas “50 anos da Primavera de Praga” e “100 anos da fundação da Tchecoslováquia”, além de recitais de poesia, saraus, exibições de filmes e estande no 1º andar do Memorial do RS.

O Rio Grande do Sul conta com três associações de descendentes tchecos e pesquisas recentes indicaram que esse pode ser o terceiro maior grupo de imigrantes recebidos pelo RS, atrás de Itália e Alemanha. Segundo o cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre Fernando Lorenz, os números são imprecisos porque muitos tchecos identificaram-se como boêmios, falantes de alemão ou provenientes do Império Austro-húngaro ao chegarem, dificultando ainda hoje a identificação da comunidade tcheca.

Na quinta-feira, dia 18, às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs, a Câmara Rio-Grandense do Livro define o patrono da Feira do Livro entre Caio Riter, Celso Gutfreind, Claudia Tajes, Leticia Wierzchowski e Maria Carpi.