PSL deve manter neutralidade no segundo turno do RS

Tanto Sartori quanto Leite manifestaram apoio a Jair Bolsonaro na disputa presidencial

Apesar de ambos terem declarado apoio a Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência da República, nem Eduardo Leite (PSDB) e nem José Ivo Sartori (MDB) obtiveram até o momento o apoio do PSL gaúcho às respectivas candidaturas na corrida pelo governo estadual. Na reunião realizada na noite de quarta-feira para o partido decidir se mantém a neutralidade ou endossa um dos dois candidatos, não houve consenso.

Nesta sexta, Bibo Nunes, vice-presidente estadual da sigla e presidente do diretório de Porto Alegre, disse que a posição dos três deputados federais eleitos do PSL gaúcho é pela neutralidade, com liberdade aos filiados para que façam a opção, mesma premissa do diretório da Capital. Bibo obteve a maior votação para a Câmara dos Deputados entre os candidatos do PSL do Rio Grande do Sul, com 91.664 votos. “Deve ser realizada outra reunião, mas a neutralidade com liberação dos filiados é o que consideramos a postura mais lógica, de bom senso, uma vez que os dois candidatos estão apoiando Bolsonaro”, considerou.

O secretário-geral da legenda e segundo mais votado tanto na colocação geral como do partido para a Assembleia Legislativa, Ruy Irigaray (102.117 votos), informou, via assessoria de imprensa, que a orientação dada em conjunto por Bolsonaro e o deputado federal reeleito Onyx Lorenzoni (DEM/RS) é o que vai definir o apoio na disputa estadual. O candidato confirmou Onyx nessa quinta-feira como ministro-chefe da Casa Civil caso seja eleito presidente.