Com extinção da FZB, Meio Ambiente assume Jardim Botânico, Zoo e Museu no RS

Secretária acrescentou que Zoológico de Sapucaia do Sul vai ser administrado pela iniciativa privada

Imagem: Laura Gross/Rádio Guaíba

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, afirmou que o Jardim Botânico, o Museu de Ciências Naturais e o Zoológico de Sapucaia do Sul permanecerão funcionando normalmente, mesmo com a publicação, no Diário Oficial do Estado, do encerramento das atividades da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

Conforme a secretária, os serviços serão administrados pela Pasta, a partir de agora. Dos 155 funcionários ligados à Fundação, apenas seis serão demitidos, por serem cargos de confiança. Conforme Ana, “a ideia é de que o trabalho seja realizado plenamente, sem prejuízos e com total proteção à biodiversidade”. O decreto deixa claro, porém, que parte dos trabalhadores, agora atrelados à Secretaria, pode vir a ser designada, conforme a necessidade de serviço, para outras áreas da administração direta

Sobre o Jardim Zoológico de Sapucaia, que também era vinculado à Fundação, Ana Pellini sustenta que vai ser qualificado, por meio da concessão da gestão à iniciativa privada. A secretária fala que essa mudança ocorre em um segundo momento, mas salienta que o Zoológico não vai ser vendido e nem privatizado. “O edital já está pronto, passa nesse momento por aprovação”. O edital só vai ser publicado após as eleições.

O patrimônio formado pelos imóveis, móveis, benfeitorias, instalações e acervo integrantes dos bens da Fundação também ficarão sob gestão da Sema.