MPDFT investiga startup que criou o jogo Bolsomito 2k18

Jogadores ganha pontos por matar gays, negros e sem-terras 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito civil público para investigar a BS Studios, startup que desenvolveu jogo Bolsomito 2k18 em que o jogador ganha pontos ao matar minorias, como negros e sem-terras. O game está sendo comercializado pelo Steam, plataforma digital de distribuição de videogames. O MPDFT anunciou a investigação nesta quarta-feira.

De acordo com o MPDFT, o jogo denota “clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018” e causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, feministas e gays.

No game, o usuário assume a identidade do personagem Bolsomito, nome como é tratado o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) pelos seguidores. O jogador ganha pontos ao matar feministas, gays, negros e integrantes de movimentos sem-terra. O lançamento do game ocorreu em 5 de outubro, dois dias antes do primeiro turno.

A Valve Corporation, responsável pela Steam, vai ser notificada para que cesse a venda do jogo na plataforma de games, bem como informe os dados cadastrais dos responsáveis pelo Bolsomito. Além disso, o Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação do MPDFT também vai trabalhar para identificar e qualificar os responsáveis pela BS Studios.