Grêmio não revela data de retorno dos cinco jogadores entregues ao DM

Reapresentação do elenco foi marcada por atividades físicas

Léo Moura se recupera de um desconforto na panturrilha esquerda | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Dois dias após empatar com o Bahia, em 2 a 2, na Arena, o Grêmio se reapresentou para iniciar a preparação para o confronto contra o Palmeiras, no próximo domingo, em São Paulo. O principal tema do dia é o estágio da lesão dos cinco jogadores que iniciam a semana no departamento médico (DM). Léo Moura, Cortez, Ramiro, Marcelo Grohe e Everton estão em recuperação e o DM trata como “consumo interno” os prazos de recuperação.

“Trabalhamos diariamente com o tratamento para recuperá-los, mas não temos uma definição de data, principalmente, das lesões musculares, pois (o tempo de recuperação), depende dos sintomas e da recuperação clínica de cada atleta no dia a dia. Estamos fazendo de tudo, mas dependemos da evolução clínica diária para saber se deixaremos algum deles à disposição para o jogo da Libertadores”, revelou o doutor Márcio Dornelles.

Ramiro fez um entorse no joelho direito, no último treino antes de enfrentar o Tucumán, e teve um estiramento no ligamento colateral lateral. Faz tratamento há oito dias.

Léo Moura teve um desconforto na panturrilha esquerda e Cortez teve um trauma tornozelo esquerdo na sexta-feira, fez exame de imagens, mas eles não mostraram lesão ligamentar ou lesão que preocupe o DM. Os dois são os que mais têm chances de voltar aos trabalhos até o final de semana.

Marcelo Grohe sentiu um desconforto no adutor da coxa direita, no primeiro tempo contra o Bahia e os médicos optaram por retirá-lo no intervalo. Exame de imagem indiciou lesão grau 1. Já o caso de Everton é mais grave. Lesão no posterior da coxa direita, no bíceps femural, grau 2.

Na avaliação do departamento médico, o goleiro teve uma “infelicidade biomecânica”, ao cobrar o tiro de meta e sentir dores no local. Já a lesão do atacante se deve a ser um jogador de muita explosão muscular e no pique que deu para entrar na área, acabou sentido a ruptura. Sobre Everton ser um jogador que se recupera rápido dos problemas físicos, o representante do DM preferiu manter a estratégia de não dar prazos de retorno.

“Cada lesão é diferente da outra. Vai depender da recuperação dele, mas podem ter certeza que vamos fazer de tudo para ter o retorno dele o mais breve possível”, afirmou Dornelles.

Atividades físicas no retorno

O elenco gremista foi dividido em dois na manha desta terça-feira. Cada um deles iniciou com exercícios na sala de musculação e depois realizaram atividades em circuito no gramado do CT Luiz Carvalho.

O Grêmio volta as atividades na quarta-feira, às 15h30min. Na quinta, novamente à tarde. Na sexta, o treino está marcado para as 9h30 e, no sábado, uma hora antes. Às 12h15min, a delegação viaja para São Paulo, onde, no domingo, enfrenta o Palmeiras, às 16h, no Pacaembu.