Campanha de Leite busca “reposicionamento” para o segundo turno

Com reforços de líderes de seis partidos, estratégias vão ser definidas a partir desta quarta

Foto: Alina Souza / CP Memória

Uma reunião prevista para começar na manhã desta quarta, e que pode se estender ao longo do dia, vai definir o “reposicionamento” da campanha de Eduardo Leite, candidato do PSDB ao governo estadual, líder em votos no primeiro turno da eleição.

“Agora é uma nova eleição. Vamos reunir os dirigentes dos partidos que integram nossa coligação para reestruturação do conselho político e para estabelecermos o reposicionamento do candidato para a disputa do segundo turno. Em nosso entendimento, no primeiro turno, a pauta nacional sufocou o debate estadual. Porém, a partir de agora, o debate sobre o Estado deverá ser aprofundado”, explicou o coordenador geral da campanha de Eduardo Leite e ex-prefeito de Viamão, Vicente Bonatto.

Leite, que esteve em Brasília acompanhando o debate da executiva nacional, na qual o PSDB optou por não apoiar nenhuma das candidaturas para presidente, deve abrir os trabalhos na manhã desta quarta, em Porto Alegre. O encontro vai reunir lideranças do PSDB, do PTB, do PP, do PPS, do PRB, do PHS e da Rede.

“Na etapa anterior, as atividades de coordenação eram compartilhadas com os candidatos a deputado estadual e federal, com os quais conciliávamos as agendas do Eduardo. Agora é diferente. A própria coordenação é que terá de definir as estratégias, as agendas e as estruturas de mobilização”, pontuou Bonatto.

A ideia, revelou ele, é colocar o candidato em roteiro pelo Estado já neste sábado. “Não vamos perder tempo. Queremos consolidar cada vez mais o diálogo que o Eduardo estabeleceu com a sociedade e que nos deu esta resposta tão positiva no primeiro turno. Vamos deixar cada vez mais clara a nossa proposta de desenvolvimento, baseada em projetos de médio e longo prazos”, afirmou.

Vantagem comemorada

Vicente Bonatto também comentou sobre a reunião realizada nesta segunda-feira, quando Leite e os principais integrantes da coordenação avaliaram o resultado de domingo. “De certa forma ficamos surpresos por termos conquistado o primeiro lugar e, ainda por cima, ficando 5% acima do segundo colocado. Crescemos em aprovação, sem termos crescido em rejeição. Atribuímos este desempenho à capacidade de transmitir a mensagem do nosso candidato, que conseguiu marcar as diferenças com relação aos adversários e, evidentemente, ao fato de que a população nos entendeu”, analisou Bonatto.

O chefe da campanha de Leite também contou que estabeleceu uma conversa inicial com três siglas eliminadas do pleito no primeiro turno. Bonatto sustentou que a adesão está vinculada à disposição de contribuir com o projeto.