Após apoio de Sartori a Bolsonaro, ala do PSB pede saída da legenda da coligação

Documento cita Convenção Nacional da sigla que impede qualquer forma de apoio à candidatura de Jair Bolsonaro

Foto: Leandro Osório / Divulgação / CP

Uma corrente interna do Partido Socialista Brasileiro (PSB-RS) encaminha nesta terça-feira à direção estadual da sigla um documento que pede imediata retirada da legenda da coligação eleitoral que sustenta a candidatura do atual governador, José Ivo Sartori (MDB), ao Piratini. No pedido, a corrente “Movimento Levanta, Rio Grande!” afirma que na medida em que Sartori manifestou apoio à campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República, o PSB-RS estaria impedido de permanecer na coligação.

Este grupo do PSB ressalta, ainda, que na Convenção Nacional da sigla realizada no dia 5 de agosto deste ano, a legenda decidiu, “de maneira clara e formal, pela interdição de qualquer forma de apoio” à candidatura de Jair Bolsonaro. “Não há meios termos, porque a rejeição a fascismos, sejam verdadeiros ou de fancaria, não comporta meios termos! A expulsão de filiados do partido que declararam apoio a esse candidato é prova disto!”, destaca o documento.

A Comissão Executiva Nacional do PSB se reúne, às 14h30 desta terça-feira, na sede do partido, em Brasília, para definir os rumos da sigla. Segundo a assessoria do Diretório Estadual da legenda, o PSB gaúcho deve definir posições após o encontro nacional.