Quase 70% dos deputados federais gaúchos reeleitos tiveram menos votos que em 2014

Entre os partidos, o PT registrou a maior queda na votação: a sigla perdeu mais 40% dos votos na comparação entre os pleitos

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Dos 19 deputados federais reeleitos pelo Rio Grande do Sul, 13 tiveram redução de votos e apenas seis aumentaram o número de eleitores na comparação com o pleito de 2014. Dois deles registraram aumento considerável: Giovani Cherini (PR) ampliou em 36 mil e Onyx Lorenzoni (Dem) aumentou em 35 mil o número de votos em relação à eleição anterior. O deputado Carlos Gomes (PRB) também cresceu: passou de 92 mil para 103 mil votos.

Já entre os parlamentares reeleitos que diminuíram a capacidade eleitoral estão Giovani Feltes (MDB), que perdeu 58 mil votos; Danrlei de Deus (PSD), que oscilou 56 mil para baixo; Alceu Moreira (MDB), com 52 mil votos a menos; Osmar Terra (MDB), que perdeu 34 mil eleitores; e Maria do Rosário (PT), com 31 mil.

Entre os partidos políticos, o PT foi o que registrou a maior queda na votação para a bancada federal. A sigla perdeu mais de 590 mil votos na comparação entre os pleitos, o que representa 42% a menos. Proporcionalmente, o PP e o MDB foram o segundo e o terceiro partidos que mais perderam votos: 41% e 31%, respectivamente.

Em contrapartida, o PSL, de Jair Bolsonaro, cresceu 3.662%. Saltou de 11 mil votos para mais de 437 mil. Em 2014, a sigla não havia eleito nenhum deputado federal pelo RS. Já nesta eleição, três candidatos se elegeram pelo partido.