DMLU recolhe cerca de seis toneladas de lixo eleitoral em Porto Alegre

Mais de 90 autos de infração foram emitidos durante operação Eleição Limpa

Santinhos foram jogados no entorno de escolas da zona Norte de Porto Alegre. Foto: Mauren Xavier / CP/ Divulgação

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), recolheu cerca de seis toneladas de material das ruas de Porto Alegre, neste domingo, durante a operação Eleição Limpa. Segundo o órgão municipal, foram emitidos ao menos 91 autos de infração. O número de autos ainda poderá ser atualizado no decorrer desta segunda-feira.

A operação especial foi realizada para garantir a limpeza das ruas neste primeiro turno das eleições. Os trabalhos foram realizados com 98 garis, auxiliados por oito motoristas, em equipes itinerantes, que fizeram a limpeza e varrição em pontos estratégicos, como as seções de maior movimentação da cidade. Ontem, entre as 16h e 21h, 298 garis e 12 motoristas trabalham na limpeza e varrição geral em todas as seções eleitorais.

O Serviço de Fiscalização (Sefiz) do DMLU atuou durante o domingo com oito fiscais, distribuídos em quatro grandes regiões de Porto Alegre. Os fiscais atuaram na identificação de descartes irregulares de “santinhos” em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para esse tipo de descarte está em 90 UFM’s, equivalente a R$ 360.