Terremoto deixa 11 mortos no Haiti

Tremor de 5,9 graus deixou vários feridos

Pelo menos onze pessoas morreram em um terremoto de 5,9 graus na Escala Richter registrado nesse sábado ao norte de Port-de-Paix, no Haiti. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Comunicação, Eddy Jackson Alexis.

O epicentro foi registrado a 175 km da capital, Porto Príncipe, com profundidade de 15,3 km, às 20h11, pelo horário local (21h11 em Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com a Defesa Civil haitiana, várias pessoas ficaram feridas em Port-de-Paix, Gros-Morne, Chansolme e na ilha de Tortuga, onde há casas destruídas ou danificadas. A instituição informou que não foi emitido alerta de tsusami.

Crise

O primeiro-ministro haitiano, Jean Henryy Ceant, anunciou, pelo Twiter, a criação de um comitê de crise, que inclui vários ministros, para coordenar a emergência. Pouco depois de ser registrado o terremoto, o presidente haitiano, Jovenel Moise, confirmou, também nas redes sociais, que o tremor tinha causado danos no norte do país e pediu à população para manter a calma.

Moise afirmou que o sistema de gestão de riscos e os serviços regionais de Defesa Civil estão em alerta para ajudar os habitantes das regiões afetadas. A Defesa Civil acrescentou, em comunicado, que equipes estão trabalhando em todo o país, especialmente no noroeste, onde foram sentidas duas réplicas menores do tremor.

 

Com informações da Agência Brasil