Flávio Dino (PCdoB) é reeleito para o governo do Maranhão

Roseana Sarney (MDB) ficou em segundo lugar, com 29,44%

O atual governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) garantiu a reeleição com 59,45% dos votos válidos até o momento e não pode mais ser alcançado. Roseana Sarney (MDB) ficou em segundo lugar, com 29,44% dos votos válidos até o momento.

Primeiro governador eleito pelo PCdoB no país, Dino conquistou o segundo mandato no Palácio dos Leões novamente derrotando o grupo político da família Sarney.

Até agora, foram apurados 88,69% das urnas. Os votos brancos somaram 2,94% e os nulos, 9,62%. A abstenção está em 20,79%.

Advogado e professor universitário, o governador começou a vida política no movimento estudantil e integrou a ala jovem da campanha do presidente Lula, em 1989. No processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Dino foi um dos líderes da resistência à cassação do mandato da petista.

Antes de conquistar o governo do Maranhão, Dino foi juiz federal por 12 anos, quando presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), carreira que abandonou para se filiar ao PCdoB e disputar uma vaga na Câmara Federal.

Cumpriu um mandato de deputado federal, destacando-se nos debates da reforma política. Foi presidente da Embratur de 2011 a 2014, quando deixou o cargo para disputar a eleição de governador do Maranhão. Dino, de 50 anos, é casado e pai de três filhos.