Eduardo Leite e Sartori vão para o segundo turno no RS

Atual governador tenta a reeleição contra o ex-prefeito de Pelotas

Eduardo Leite (PSDB) x José Ivo Sartori (MDB). O segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul vai ser disputado entre o ex-prefeito de Pelotas e o atual governador.

Com 95,21% dos votos apurados, Leite registra 35,52% dos votos válidos e vai para a disputa contra o atual chefe do Executivo estadual com leve vantagem. Sartori atingiu 31,40%. O emedebista tenta quebrar a história política do RS, que jamais reelegeu um governador. A disputa entre MDB x PSDB, outrora aliados, reedita a briga Sebastião Melo x Nelson Marchezan pela prefeitura de Porto Alegre.

Eduardo Leite

Jovem candidato do PSDB, Leite, de 33 anos, foi prefeito de Pelotas. Ele chega para o segundo turno embalado. Veio ganhando força ao longo da campanha – teve o maior tempo de propaganda no rádio e na TV – e saltou de quarto lugar para chegar na frente de Sartori por uma pequena margem. Na campanha adotou um tom neutro, conciliador, dizendo que vai colocar a casa em ordem trazendo investimentos para o Rio Grande do Sul.

Eduardo Leite é advogado, formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Iniciou a carreira política no movimento estudantil. Em 2004, tentou uma vaga na Câmara municipal de Pelotas, acabou ficando na suplência. Trabalhou no governo de Bernardo de Souza e no de Fetter Júnior. Em 2008, enfim, conseguiu ocupar uma cadeira no Legislativo pelotense.

Nas eleições de 2012 se candidatou para ocupar a Prefeitura de Pelotas. Derrotou o petista Fernando Marroni no segundo turno, tornando-se o mais jovem prefeito da cidade. Em 2016 anunciou que não queria a reeleição. A vice, Paula Mascarenhas, se elegeu no primeiro turno. Em novembro de 2017, Eduardo Leite foi aclamado presidente do PSDB do Rio Grande do Sul na convenção do partido. No mesmo evento foi escolhido como pré-candidato ao governo gaúcho.

José Ivo Sartori

José Ivo Sartori é natural de Farroupilha, na Serra gaúcha. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), começou a carreira política em 1976, como vereador em Caxias do Sul. Em 1982, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupou por outros quatro mandatos consecutivos até 2002, quando elegeu-se para a Câmara Federal. Dois anos depois venceu a disputa para a prefeitura de Caxias do Sul, com vitória no segundo turno e, em 2008, foi reeleito.

Em 2014 foi escolhido para disputar o governo do Estado pelo então PMDB. A campanha lembrou a candidatura do correligionário Germano Rigotto, de 2002. Tal qual o colega de partido, ele esteve desde o início da disputa ao Piratini estacionado na terceira posição, crescendo decisivamente nos últimos dias, chegando na frente de Tarso Genro (PT) no primeiro turno e depois sendo eleito no segundo turno.

Na campanha para a reeleição, Sartori salientou as medidas tomadas ao longo da administração, destacando a necessidade de recolocar o Estado nos trilhos.