Com 77,71% das urnas na Bahia apuradas, o atual governador Rui Costa (PT) garantiu a reeleição em primeiro turno, alcançando 75,86% dos votos. Ele não pode ser mais alcançado por José Ronaldo (DEM), com 21,82%. O índice de abstenções alcança 21% até agora. Os votos em branco chegaram a 3,91% e os nulos, a 14,36%.
O governador reeleito é um dos fundadores do PT na Bahia, onde construiu carreira política a partir da militância no movimento sindical do setor petroquímico. Em 1985, com apenas 22 anos, foi um dos líderes da greve do Polo Petroquímico de Camaçari.
A atuação no movimento sindical e social da Bahia o levou à Câmara de Vereadores de Salvador, onde exerceu dois mandatos e liderou a oposição à administração do PFL (hoje DEM).
Foi secretário de Relações Institucionais (2007-2011) e da Casa Civil (2012 e 2014) do governo da Bahia. Em 2010, foi eleito deputado federal. Filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, Costa foi criado em bairros pobres de Salvador e sempre estudou em escolas públicas.
Economista de formação, Costa cursou ciências sociais na Universidade Federal da Bahia, onde teve contato com as teorias que embasaram a atuação política. O governador, de 55 anos, é casado com a enfermeira Aline Peixoto e pai de quatro filhos.