TRE finaliza entrega de urnas eletrônicas em Porto Alegre

Empresa terceirizada, responsável pelo transporte, levou ao destino 70% dos equipamentos ainda nessa sexta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) finaliza neste sábado a entrega das 3.011 urnas para as sete zonas eleitorais de Porto Alegre. A empresa terceirizada, responsável pelo transporte, levou ao destino 70% dos equipamentos ainda nessa sexta-feira. De acordo com o coordenador das eleições do TRE-RS, Cássio Vicente Zasso, as vans são carregadas na rua Ernesto da Fontoura, no bairro São Geraldo, na zona Norte, onde fica o depósito. “O ponto mais distante é a zona Sul, limite com a cidade de Viamão”, lembrou.

O serviço de transporte iniciou nas primeiras horas da manhã deste sábado. Não existe uma escolta específica. Diferente dos outros locais do País, o Rio Grande do Sul mantém uma estratégia descentralizada de distribuição. Zasso explica que a maioria dos Estados centraliza todos os equipamentos em um único depósito. “Chega a ter 30 mil máquinas em um só lugar, aqui não. Fizemos dessa maneira por questão de economia e também praticidade. No interior, elas permanecem nos cartórios eleitorais.”

O primeiro turno das eleições que vai escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais abre às 8h e finaliza às 17h. A previsão é que a divulgação do resultado oficial da disputa seja feita até as 21h30min.