Após seis meses, surgimento de casos de toxoplasmose perde força em Santa Maria

Boletim de investigação apontou 777 casos confirmados da doença

Imagem: Divulgação Prefeitura Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado seguem monitorando a evolução dos casos de Toxoplasmose na cidade. Após seis meses da descoberta do surto no município, no novo boletim divulgado nesta sexta-feira, o número de casos começou a diminuir. Em comparação ao boletim anterior, divulgado há 15 dias, foram seis novos casos da doença.

Conforme o documento, 1.931 casos foram notificados na cidade. Desses, 1.841 foram considerados suspeitos e 29 ainda não tiveram classificação. Outros 61 foram excluídos, por serem casos captados pela Vigilância em Saúde que não atendem à definição de suspeito. Dos casos considerados suspeitos, 777 já foram confirmados com a contraprova em laboratório e 461 seguem em investigação. Um total de 603 casos foram descartados, segundo o boletim, que pode ser conferido aqui.

Compra de medicamentos garantida

Em função do surto ocorrido na cidade, muitas pessoas que registraram a doença dependem de medicamentos específicos para o tratamento. Os medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica, destinados para os pacientes com Toxoplasmose, seguem sendo fornecidos na Farmácia Central do Município.

Já as gestantes que dependem de medicamentos para o controle da doença (espiramicina + pirimetamina + sulfadiazina) devem se dirigir à Farmácia do Estado em Santa Maria, local onde está sendo feita a distribuição. No entanto, um dos remédios está em falta. Para não comprometer o tratamento e não deixar as gestantes desassistidas, a Prefeitura de Santa Maria vai fazer uma suplementação e garantir a compra de mais 40 mil comprimidos, que deve suprir a demanda atual.