Segurança das eleições vai ter 280 mil agentes públicos, revela Jungmann

Ministro garante que área de inteligência não apontou para planos violentos no dia do pleito

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou nesta quinta-feira que 280 mil agentes públicos das polícias estaduais e municipais e de órgãos federais vão atuar para garantir a segurança da população na eleição de 2018. A afirmação, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, ocorreu durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Sediado em Brasília, na Polícia Rodoviária Federal (PRF), o CICCN reúne representantes de todos os Estados e vai centralizar e coordenar as informações e ações relacionadas à segurança pública durante as eleições. As informações vão nortear a atuação das polícias militares e civis e das guardas municipais, em cada Estado. Além desses órgãos, segundo Jungmann, as Forças Armadas atuarão para garantir a segurança do transporte das urnas eletrônicas e nas localidades que pediram reforço de segurança pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com Jungmann, nesta semana a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou quatro ocorrências, uma delas um acidente automotivo envolvendo uma deputada estadual no Rio Grande do Sul. Izamel Ferreira, do PSB, era passageira de um veículo que saiu da pista e caiu em um barranco na BR 153, na manhã de hoje, em Candiota, na Campanha. Ela não corre risco de morte, mas segue hospitalizada.

Questionado sobre a possibilidade de confrontos causados pela polarização da disputa pela Presidência da República, Jungmann avaliou que até o momento a área de inteligência do Ministério da Segurança não recebeu informações desse tipo. “Evidentemente, eleição é uma grande festa democrática, às vezes existe alguns problemas que acontecem, isso é normal”, disse o ministro.

Jungmann afirmou que espera que os eleitores respeitem o espírito democrático da eleição, mas que as forças de segurança estarão prontas para reprimir qualquer tentativa de fraudar o pleito.