Grêmio terá 20 dias com foco exclusivo no Brasileiro

No primeiro turno, Tricolor fez seis dos nove pontos contra os três próximos adversários

André é mais uma opção para Renato Portaluppi na série de jogos do Brasileirão | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

As três vitórias seguidas contra Fluminense, no Engenhão, Ceará e Paraná, na Arena, recolocaram o Grêmio entre os concorrentes ao título do Brasileiro, elevando o clube da sexta para a quarta colocação e o deixando a três pontos do líder Palmeiras. Na rodada anterior as três vitórias, o Tricolor havia perdido para o Inter, no Beira-Rio, e somava 41 pontos, ficando a oito do líder, tradicional adversário. Classificado para as semifinais da Libertadores para enfrentar o River Plate, da Argentina, o Tricolor volta o foco para a principal competição nacional e terá nos próximos 20 dias três jogos para chegar a liderança ou se manter no bolo do topo da tabela.

No primeiro turno, os comandados de Renato Portaluppi conquistaram seis dos nove pontos que estarão em jogo contra o Bahia, no sábado, na Arena, contra o Palmeiras, no Pacaembu, no dia 14, e contra o América, no dia 20, no Independência.

“Estamos pensando jogo a jogo. As últimas vitórias nos colocaram na briga e o jogo de sábado é mais uma decisão. Mais uma partida difícil. O Bahia está brigando na parte de baixo da tabela, mas tem um time qualificado. Jogamos contra eles em Salvador e foi um jogo bem disputado”, afirmou o capitão Maicon.

Os baianos chegarão a Porto Alegre como o 15º melhor visitante com seis pontos e 15,38% de aproveitamento. No primeiro turno, o Grêmio venceu por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, com a seguinte escalação: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes, Bressan, Kannemann, Cortez; Jaílson, Maicon; Ramiro (Lima), Thonny Anderson (Pepê), Everton; André (Thaciano).

O Palmeiras foi um dos cinco times que venceu o Tricolor no Brasileiro e o único a superar o Grêmio em seus domínios. A vitória por 2 a 0 ocorreu em junho e o Tricolor foi formado com: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Artur (Thonny Anderson), Maicon (Jaílson), Lima (Pepê), Luan e Everton; André. Passadas 27 rodadas, o Palestra Itália, líder da competição, é o terceiro melhor mandante com 32 pontos e 82,05% de aproveitamento.

Contra o América, Renato Portaluppi voltou a usar um time misto e nova vitória por 1 a 0. Com a equipe formada por Marcelo Grohe; Leo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur, Cícero, Lima (Thaciano) e Luan (Kaio); Everton e André (Jael). Na oportunidade, o Grêmio chegou a quarta colocação com 19 pontos e ficou a sete do líder, que era o Flamengo. O Coelho é 12º melhor mandante com 24 pontos conquistados em 14 jogos disputados em seus domínios.

O Grêmio é o 5º melhor mandante com 31 pontos, com 73,81% de aproveitamento, e o quarto melhor visitante com 19 pontos, com 48,72%. Porém, tem três pontos de diferença para o Flamengo, melhor equipe atuando em casa, e um a menos que o Palmeiras, melhor time atuando longe de seus domínios.

Renato Portaluppi terá praticamente todo o grupo à disposição para enfrentar o Bahia. Jael retornou aos gramados, após se recuperar de lesão contra o Tucumán, na última terça-feira. Na quarta, André treinou normalmente com os reservas. Com as duas possibilidades, a dúvida é se o treinador seguirá atuando com uma equipe sem o centroavante. Marinho e Michel também trabalham com o elenco reserva e são opções.

“O jogo (contra o Bahia) é dentro de casa. Sabemos que é no sábado à noite, às 21h, mas pedimos que o torcedor compareça para nos incentivar, pois é um jogo muito importante. Ganhando vamos ficar na briga pelo título”, pediu o capitão.

O Grêmio treina nesta quinta-feira, às 15h30min, no CT Luiz Carvalho. O último trabalho ocorre na sexta-feira, às 9h30min. As datas e horários das partidas das semifinais da Libertadores serão definidas a partir de sexta-feira.