Assessores próximos ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmaram, na manhã desta quarta-feira, que o candidato não deve participar do debate da TV Globo, marcado para esta quinta-feira. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que cuidou de Bolsonaro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, visitou o candidato, em casa, no Rio de Janeiro. O médico avaliou como negativa a participação dele no debate pelo nível de estresse, que pode ter reflexos no quadro de saúde. Os filhos e a esposa de Bolsonaro também eram contra a participação do candidato no confronto.
Politicamente, as últimas pesquisas, que mostraram o aumento da vantagem em relação ao segundo colocado, Fernando Haddad (PT), também contribuíram para a avaliação de que o comparecimento ao programa da TV Globo é desnecessário. Ainda conforme o Estadão, o presidente do partido, Gustavo Bebianno, também era contra a participação do candidato.
Transmissão ao vivo no Facebook
O candidato do PSL vem focando em impulsionar as redes sociais e gravar “lives” (transmissões ao vivo via Facebook) para ganhar mais eleitores. Bolsonaro vai transmitir uma live própria no mesmo horário do debate da emissora, apenas com propostas da campanha e sem comentar o programa televisionado.
Também não se sabe se o candidato do PSL vai trazer algum convidado, a exemplo do que aconteceu nessa terça-feira, quando o senador Magno Malta (PR-ES) participou da veiculação.