Granizo danifica lavouras de tabaco no interior de Santa Cruz do Sul

Prejuízo só não é maior porque as plantas ainda não haviam crescido

A queda de granizo registrada no interior de Santa Cruz do Sul, no início da tarde desta terça-feira, causou prejuízo em aproximadamente 150 lavouras de tabaco, conforme estimativa preliminar da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O gerente técnico, Paulo Vicente Ogliari, informou que até o fim da tarde já havia registro de 91 comunicados de dano. Os maiores problemas ocorreram nas localidade de Linha Saraiva, Paredão e São Martinho, na parte alta do município.

O gerente técnico informou que o prejuízo só não é maior porque as plantas, na maioria das lavouras, ainda não haviam crescido. O transplante de mudas para essas áreas ocorreu mais tarde. Com isso, os talos que não perderam os brotos ainda podem se desenvolver. Os produtores, contudo, terão mais trabalho diante da necessidade de fazer a limpeza dos pés.

A equipe técnica da Afubra deve iniciar a vistoria nas lavouras atingidas pelo granizo a partir da manhã desta quarta. Com as incidências desta semana, a Afubra registrou, desde o início da safra, prejuízos em 2,42 mil lavouras, até o momento, nos três estados do Sul. No mesmo período do ano passado, o número era de 2,1 mil.