Ventos de até 83 km/h atingem Porto Alegre e derrubam árvores

Três casas foram destelhadas e quatro árvores caíram

Foto: Laura Gross

O vendaval que atingiu Porto Alegre na noite desse sábado, com rajadas de vento de até 83 km/h, causou estragos na cidade, mas os impactos foram pequenos, segundo a prefeitura da Capital. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Adriano Krukoski, há registro de imóveis destelhados, falta de energia elétrica em alguns bairros e árvores caídas. Krukoski destacou que os danos na cidade ainda não foram totalmente contabilizados, pois ocorrências ainda estão em atendimento.

De acordo com o relatório da Defesa Civil Municipal, divulgado às 10h deste domingo, três casas foram destelhadas e quatro árvores caíram. Na rua 1, Cefer 1, há um poste de energia com rede em curto. Equipes da Guarda Municipal e CEEE estão no local. “A nossa equipe está na rua, fazendo o levantamento de quantas casas, quantas propriedades foram atingidas para dar o respaldo e o levantamento econômico da situação”, projeta Krukoski.

Pelo menos dez vias registram bloqueios, parciais ou totais, em razão do temporal. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham desde a madrugada para sinalizar os trechos.

A Divisão de Espaços Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo manejo arbóreo, está com cinco equipes na ativa, atendendo as demandas envolvendo quedas de árvores e galhos, com prioridade para vias com bloqueio. Somam-se ainda as equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado.

Os acumulados de chuva em Porto Alegre, registrados na estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), variaram de 2,39 mm, no bairro Partenon, a 10,24 mm, na Hípica.