Milhares de pessoas participam de ato contra Bolsonaro em Porto Alegre

Movimento #EleNão foi organizado por mulheres e está sendo realizado na Redenção

Foto: Alina Souza / CP

O ato contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) reúne, neste sábado, milhares de pessoas em Porto Alegre. Organizado por mulheres, o movimento #EleNão está acontecendo no Parque da Redenção e conta com apresentações artísticas e musicais.

Desde as 13h, o grupo se concentra no Monumento ao Expedicionário, onde realizaram a confecção de camisetas e faixas. O movimento começou mesmo às 15h com carro de som, falas de lideranças e música. Está prevista ainda uma caminhada, mas o trajeto não foi divulgado.

“Convidamos todos a virem com suas famílias, homens e mulheres, filhos e filhas, para caminharmos juntos contra a onda do ódio e do fascismo no País, a qual o candidato Jair Bolsonaro representa e incentiva”, destacou a organização do evento, que além de mulheres conta com o apoio de grupos de cristãos, LGBTs, de movimentos negros e de estudantes.

#EleNão no mundo

Líder nas pesquisas de intenção de voto nas eleições 2018, Jair Bolsonaro é alvo de protestos em todo País e também no mundo. Manifestações ocorreram durante esse sábado em cidades da Alemanha, França, Suíça, Itália e Portugal.

Em Genebra, na Suíça, as pessoas protestaram na frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) na Europa. Elas levavam cartazes com palavras contrárias ao candidato e pediam o fim do “fascismo”. Em Paris, na França, onde a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, da Frente Nacional, tem ganhado força nos últimos anos, pelo menos 250 pessoas se organizaram no centro da cidade para protestar contra o candidato brasileiro.

Imagens publicadas nas redes sociais com a hashtag #Elenão mostram também manifestações em Milão, na Itália. Em Barcelona, na Espanha, e em Lisboa, em Portugal, também houve protestos. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a criadora do grupo afirmou que “só acendeu um fósforo no barril de pólvora” com a criação do grupo.