Jairo Jorge: “vamos reativar a Lotergs e destinar verbas à saúde”

Candidato foi o primeiro entrevistado da série de sabatinas do programa Direto ao Ponto

O candidato do PDT ao governo do Estado, Jairo Jorge, foi o primeiro convidado do programa Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba, para sabatina com postulantes ao cargo e falou aos jornalistas Nando Gross e Ananda Müller na manhã desta sexta-feira. O pedetista defendeu uma série de medidas para a recuperação das finanças gaúchas, entre elas, a retomada da Loteria do Estado, “adormecida” há alguns anos. Os valores arrecadados com esse sistema seriam revertidos integralmente para a saúde.

“É uma ideia nova, que estamos trazendo em primeira mão. Os gaúchos conhecem a Lotergs, e ela não foi extinta, está apenas adormecida”, disse ele, reforçando que os recursos servirão para dar suporte a hospitais. Ainda sobre saúde, propõe a regionalização dos serviços oferecidos pelo SUS, para que pacientes não precisem rodar pelo Estado para conseguir atendimento especializado.

Também reafirmou a convicção de manter as empresas públicas e fazê-las gerarem lucro, que será revertido na educação. Sobre o Banrisul, criticou quem culpa os funcionários e clientes por eventuais prejuízos: “se uma empresa privada está no vermelho, a culpa é do empresário, não dos consumidores e empregados”, garantindo que o banco estadual permanecerá público. Questionado sobre o aumento das alíquotas do ICMS, Jairo Jorge diz que vai propor a “lei do gatilho”, reduzindo o imposto em meados de 2019.

Sobre segurança pública, criticou a redução nos quadros de pessoal nas polícias e propôs quatro vias para melhorar o setor: “fazer os presos trabalharem e estudarem; criar uma cadeia de segurança máxima e com celas individuais para isolar os líderes do crime organizado; equipar a polícia e a Susepe; e integrar os diferentes serviços ligados à Segurança Pública no Estado”, ponderou. “Eu to falando de ideias novas, que é isso que o Rio Grande precisa. Se a gente ficar sempre fazendo o mesmo, o mais do mesmo, nós vamos chegar no mesmo lugar”, finalizou.