Reintegração de posse é finalizada na rua Voluntários da Pátria

Cerca de 30 pessoas residiam no terreno pertencente à prefeitura

Foto: Centro de Comando Prefeitura POA./ Divulgação.

A Brigada Militar (BM) confirmou que foi encerrada sem conflitos a reintegração de posse iniciada mais cedo na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. A ação terminou por volta das 11h30 e agora ocorre o trabalho de rescaldo por parte da prefeitura, com apoio da polícia. Conforme o tenente-coronel Douglas Soares, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 12 pessoas precisaram ser removidas, uma vez que a maior parte dos cerca de 30 ocupantes do espaço já havia saído do local.

A ação contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Em agosto, quando a prefeitura encaminhou, através da Procuradoria-Geral do Município (PGM), o pedido para a retirada dessas pessoas, 14 famílias viviam no terreno de 1,2 mil metros quadrados. A área havia sido desapropriada pela prefeitura para realização de obras da Copa do Mundo de 2014, mas foi paralisada por falta de recursos.

Em entrevista ao Correio do Povo, a procuradora do município Cristiane Catarina relatou que um dos moradores da ocupação chegou a ser avisado da reintegração de posse, mas não teria passado a informação adiante. Os pertences dos integrantes da ocupação irão para um almoxarifado da prefeitura, e as casas, derrubadas. Questionada sobre o destino dessas famílias, afirmou que “a decisão judicial não determina que a prefeitura tenha que garantir um novo local para essas famílias que foram retiradas”.

Quem são as famílias retiradas?

Parte do grupo retirado hoje residiu na região das ilhas, e saiu por conta de uma reintegração relacionada à Concepa. Eles ocuparam uma escola na avenida Sertório, moraram em frente à prefeitura e agora ocuparem o terreno na Voluntários da Pátria.