Prefeitura chama de volta professores cedidos, mas descarta prejuízo em ginásios e centros esportivos da Capital

Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte perde 14 profissionais de um total de 89, conforme titular da Pasta

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Denise Russo, garantiu, hoje, à Rádio Guaíba, que o serviço prestado à comunidade em Ginásios e Centros Esportivos da Prefeitura não vai ser prejudicado. Ela se manifestou após a Secretaria Municipal de Educação (Smed) encaminhar um ofício, à Câmara de Vereadores e a outras secretarias, convocando professores cedidos a retornarem às escolas da rede municipal de ensino.

Conforme a assessoria de comunicação da Smed, 32 professores eram cedidos ao Esporte, mas a defasagem no quadro de pessoal nas escolas obrigou a Pasta a solicitar o retorno deles à rede escolar. Eles também explicam que, embora a falta de professores não seja especificamente na área de educação física, esses que voltarão devem ocupar coordenações de turno, liberando docentes para disciplinas onde há carência.

Denise explica que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte soma 89 professores atuando, 32 deles cedidos pela Smed. De acordo com ela, por enquanto apenas 14 retornarão às atividades escolares. “Isso representa apenas 16% de todo nosso quadro, então não seremos prejudicados e faremos um novo planejamento para realocar os educadores e não deixar nenhum dos 16 centros de atendimento sem atividade”, completa a secretária.

Uma nota oficial vai ser divulgada, nesta sexta, pela Secretaria, informando a comunidade sobre as mudanças e o novo quadro de horários de atividades com professores. Os Ginásios, como o Tesourinha, e os Centros Esportivos (Cegebs) atendem comunidades carentes, incluindo idosos, com aulas como dança e yoga, por exemplo.