Administrador de empresas assume presidência da Fundação Piratini

Sérgio Valmorbida fica no cargo dentro do período de transição até que órgão seja definitivamente extinto

Foto: Dyessica Abadi/Palácio Piratini

O administrador de empresas Sérgio Luiz Valmorbida teve, hoje, o nome anunciado como presidente da Fundação Piratini, declarada extinta, ainda que não na prática. A convite da secretária estadual de Comunicação, Isara Marques, ele fica no cargo durante a fase de transição.

Valmorbida também permanece como liquidante da Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag). Na Fundação Piratini, sucede Orestes de Andrade Júnior, que se desligou do governo estadual para trabalhar na Prefeitura de Porto Alegre.

Fundação Piratini extinta desde maio

A Fundação Piratini é considerada oficialmente extinta desde 30 de maio, embora uma liminar tenha suspendido a decisão. O caso está no Supremo Tribunal Federal. Com isso, parte dos 165 servidores segue atrelada à Fundação. Formado de celetistas, esse grupo ainda não pode ser transferido a um quadro especial da Secom, a fim de ser realocado de função.

Aos 59 anos, Sérgio Valmorbida salienta ter sido escolhido pelo critério técnico e perfil profissional. Graduado em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ele cursou MBA em Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos, com ênfase em Agronegócios, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também se especializou em Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas.

Saiba mais sobre o que o governo pretende fazer com a Fundação