Canteiros da Goethe serão os primeiros a receber adoção privada na Capital

Há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital. Dez deles estão em processo

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou que a iniciativa privada passa, de forma gradativa, a partir de hoje, a cuidar de canteiros e rotatórias de avenidas na cidade. Nessa manhã, a Secretaria de Serviços Urbanos e as empresas Melnick Even, Zaffari, Panvel e Hospital Moinhos de Vento assinaram o termo de adoção dos canteiros da avenida Goethe. A iniciativa decorre do decreto que regulamenta a adoção dos chamados verdes complementares, assinado em março pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. A partir de agora, ele espera que mais empresas criem interesse em assumir uma incumbência que, hoje é do setor público.

O trecho adotado na Goethe fica entre a 24 de Outubro e a Mostardeiro, incluindo duas extensões: uma próxima à descida da Mostardeiro e outra próxima à Dr. Timóteo. A economia mensal para a Prefeitura é estimada em R$ 1,8 mil.

A adoção pode ser realizada de forma individual ou coletiva. No caso da Goethe, as empresas preveem realizar um trabalho de paisagismo e mudança da vegetação da área, além dos serviços básicos de roçada, capina, limpeza e pintura do meio-fio.

Há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital. Dez deles estão em processo. O diretor do Grupo Zaffari, Cláudio Luis Zaffari, uma das empresas que vai assumir a manutenção do trecho, acha positivo o movimento do município.