Pronto Atendimento em Traumato no Hospital Restinga projeta mais de mil consultas por mês

UTI com dez leitos deve ser inaugurada dentro de uma semana

Inaugurado na manhã de hoje, o Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Restinga Extremo-Sul, em Porto Alegre, projeta oferecer até 1.120 consultas por mês. Com isso, a Prefeitura espera reduzir a fila de espera nas duas especialidades.

Até então, pacientes com fraturas simples tinham de deslocar até o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, localizado a mais de 25 quilômetros de distância da região. O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, explicou que o atendimento no local envolve tratamento clínico, como imobilização, colocação de gesso, medicação, fisioterapia e acupuntura.

“No caso de cirurgia, outros hospitais seguem sendo referência de suporte, como o Hospital Independência”, destacou. Segundo Harzheim, o custeio do hospital é de R$ 3,7 milhões – R$ 300 mil da Prefeitura e o restante financiado pelos governos federal e estadual.

O secretário reconheceu o mérito da Associação Hospitalar Moinhos de Vento em construir o hospital, que, depois de quatro anos, passou a ser administrado pela Associação Hospitalar Vila Nova, na metade de 2018. O objetivo agora é fazer com que o complexo opere com toda a capacidade.

Também hoje, o presidente da Associação, Dirceu Dal Molin, informou que a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com dez leitos, ocorre dentro de uma semana.

O hospital já presta serviços de emergência e dispõe de um bloco cirúrgico para baixa e média complexidade. Também oferece consultas em cirurgia geral e urologia e prevê ampliar os exames de análises clínicas, eletrocardiograma e endoscopia.

*Com informações do repórter Cláudio Isaías/CP