Porto Alegre recebe 70 imigrantes venezuelanos nesta terça

Mais de 340 refugiados chegarão ao Rio Grande do Sul durante a semana

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou, na tarde de hoje, que mais 140 venezuelanos chegarão ao Rio Grande do Sul, nesta terça, no processo de interiorização de refugiados no Brasil. Desse total, 70 virão para Porto Alegre, 40 para Cachoeirinha, 21 para Canoas e 9 para Esteio. Eles virão em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com horário ainda em aberto. Na quinta, dia 27, mais 200 imigrantes são esperados, 108 tendo Canoas como destino. Outros 52 devem ser recebidos em Chapada e 40 em Cachoeirinha.

Na Capital, um grupo de trabalho organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte organiza a chegada dos imigrantes à Capital. Eles serão acolhidos em unidades das Aldeias SOS no bairro Sarandi. A titular da pasta, Denise Russo, reforça que a primeira medida é o cadastro nos sistemas públicos e o diagnóstico das necessidades dos imigrantes.

Uma comissão de recepção vai buscar orientar os imigrantes e entender necessidades em matéria de saúde e educação. Uma médica, que é venezuelana, fica responsável pelo suporte especial ao grupo.

Até o momento, 502 refugiados da Venezuela chegaram ao Rio Grande do Sul, dos quais 288 foram para Canoas e 214 para Esteio.

Até o fim da semana, o Rio Grande do Sul vai ter recebido 774 venezuelanos, interiorizados em cinco cidades diferentes, sendo 417 deles em Canoas.