Líder de quadrilha gaúcha preso em SC chega a Porto Alegre

Rafael Seco, de 30 anos, era considerado foragido desde julho de 2017

Foto: Divulgação/PRF

Preso em Santa Catarina dirigindo um Jeep Renegade pela BR 101, Rafael Seco, de 30 anos, líder uma das principais quadrilhas gaúchas de roubo a bancos, carros-fortes e lotéricas, já está em Porto Alegre. Assim que chegou à Capital, o criminoso prestou depoimento ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Por questões de segurança, o presídio ao qual ele deve ser encaminhado não é revelado pela polícia.

No momento da abordagem, pelos policiais rodoviários de SC, em Biguaçu, ele apresentou documentação falsa. O criminoso era considerado foragido desde julho de 2017, quando escapou do regime semiaberto. Ele havia sido detido em 2013 e cumpria pena na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas.

O trabalho de investigação já havia competado um ano. Em agosto passado, um dos principais integrantes da quadrilha, vulgo Acerola, 30 anos, havia sido preso em Gravataí pela equipe da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos. Já em maio, uma operação no RS e SC deteve três integrantes da organização criminosa, sendo um deles na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Florianópolis, mas não localizou Seco.

A quadrilha do criminoso cometeu três assaltos em novembro de 2017 em Porto Alegre. No dia 3, ocorreu o roubo da agência do Banrisul na avenida França, no bairro Navegantes. Seis criminosos renderam vigilantes e levaram o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre.

No dia 11, o bando atacou um carro-forte na travessa Arno Phillip, no bairro Anchieta. Um dos três vigilantes do blindado teve inclusive um simulacro de artefato explosivo amarrado no corpo. Em setembro de 2017, a organização criminosa também cometeu assaltos no Bradesco da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre; e em uma agência lotérica no interior do Shopping Bourbon Ipiranga em setembro; além de um roubo em dezembro em outra lotérica de Alvorada.

Conforme a Polícia Civil, Rafael Seco já trabalhou com Cafuringa, outro conhecido assaltante de banco e carro-forte. Ambos ainda respondem pelo assalto ao Banco do Brasil na cidade catarinense de Içara em dezembro de 2011.