Decretada prisão preventiva de irmãos investigados por fraudes em licitações de saneamento no RS

Ambos chegaram a ser detidos em fevereiro, mas acabaram liberados em decisão judicial que os proibiu de contratar com a administração pública

A Justiça de São Leopoldo, no Vale do Sinos, determinou a prisão preventiva de dois irmãos, ambos empresários, investigados por operações do Ministério Público que envolvem fraudes a licitações na área do saneamento em cidades gaúchas. A dupla é considerada foragida já que, desde a decisão, na terça passada, não é mais encontrada em casa nem nos locais de trabalho.

As residências e empresas dos irmãos foram alvo de busca e apreensão em fevereiro e agosto. No início do ano, ambos chegaram a ser presos preventivamente, mas liberados em decisão judicial que, em contrapartida, determinou a proibição de contratarem com o poder público. À época, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Vale dos Sinos e região Metropolitana, em uma investigação contra fraudes em licitações de saneamento.

Já em agosto, o MP deflagrou outra operação, em virtude de esquema semelhante implantado na cidade de Braga, cujo prefeito teve o mandato suspenso por 180 dias. Nesse processo, o MP apontou indícios de atos de corrupção envolvendo o prefeito e empreiteiros de São Leopoldo, os mesmos cujas prisões foram decretadas agora.

Na decisão de terça-feira, a Justiça destacou ter sido descoberto que os empresários, sabendo da ordem judicial que os proibia de contratar com a Administração Pública, passaram a recorrer a empresas laranjas para seguir participando de licitações.