Hospital Restinga ganha pronto-atendimento em Traumato a partir desta segunda-feira

Local vai atender 24h por dia, de segunda a sábado

A Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Hospitalar Vila Nova, que gerencia o Hospital Restinga Extremo-Sul, confirmaram que um Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia entra em operação, em um anexo à casa de saúde, na manhã desta segunda-feira.

Até então, pacientes com pequenas fraturas tinham de se deslocar até o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, localizado a mais de 20 km de distância da região. O local vai atender 24 horas por dia, de segunda a sábado.

Essa é mais uma etapa de qualificação do atendimento no hospital. No dia 11, o Restinga Extremo-Sul ativou as quatro salas do bloco cirúrgico. Nelas, ocorrem intervenções de baixa e média complexidade pela rede municipal de saúde, como vasectomia, lipoma, hérnia, vesícula e apendicite, por exemplo.

No início do mês, a instituição também começou a operar mais 39 leitos, passando a contar com 101 vagas de internação. O hospital ainda prevê iniciar, em breve, as consultas de especialidades médicas de cirurgia geral e urologia, abrir mais dez leitos, de UTI, e ampliar exames de análises clínicas, eletrocardiograma e endoscopia.

O contrato com a Associação Vila Nova, que venceu o edital para administrar o hospital, prevê aumento da oferta de exames mensais em 147% para a rede municipal.

O Restinga Extremo-Sul funciona desde 2014, mas não em toda a capacidade. O financiamento da casa de saúde provêm das três esferas de governo – municipal, estadual e federal.