A Prefeitura de Porto Alegre, por meio de decreto, criou um novo Escritório de Eventos ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A intenção é diminuir a burocracia e unificar o procedimento dos órgãos municipais na autorização de eventos em espaços públicos da cidade, como a Feira do Livro.
O diretor do Escritório, Antonio Gornatti, explica que para facilitar o processo, a partir de agora, as secretarias envolvidas passarão a avaliar o evento de forma conjunta e haverá uma mudança na cobrança dos locais públicos. O novo Escritório irá isentar de pagamento as atividades classificadas de patrimônio imaterial de Porto Alegre. Locais para shows com grande capacidade de público, como o Anfiteatro Pôr-do-Sol, terão redução significativa dos valores a serem pagos, a fim de “atrair e ampliar o número de eventos de relevância para a capital, sejam eles culturais, musicais, sociais ou religiosos”.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leandro Lemos, ressalta que o objetivo do novo Escritório será favorecer eventos que tenham impacto positivo e tragam projeção e geração de renda ao município.