Na contramão da média nacional, RS fecha 4 mil empregos em agosto

País criou 110 mil vagas com carteira assinada no ano passado

A economia do Rio Grande do Sul teve o pior resultado do País em geração de empregos, em agosto. Em números absolutos, foram 4.028 vagas formais fechadas no mês passado. Esse é o quarto desempenho negativo seguido em agosto. O dado de 2018 só não é pior que o de 2015, quando foram fechados 12,7 mil postos de trabalho com carteira assinada. Entre os estados, o segundo pior desempenho é o de Sergipe, com 593 empregos eliminados no mês passado.

Em nível nacional, o governo comemorou a geração de 110,4 mil postos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho. O resultado cresceu puxado pelo setor de Serviços. De janeiro a agosto, houve acréscimo de aproximadamente 568 mil vagas, cerca de 20 mil delas no Rio Grande do Sul, que apesar da queda em agosto, mantém positivo o saldo no acumulado do ano.

Ainda de acordo com o Caged, o setor de serviços gerou quase 1,9 mil empregos, no Rio Grande do Sul em agosto, mas a Indústria da Transformação eliminou 5,4 mil, puxando o resultado negativo.