Primavera será quente e chuvosa no Rio Grande do Sul

Devido aos temporais, há risco de cheias nos rios e alagamentos

Primavera começa neste sábado | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A primavera começa neste sábado e promete ser quente, úmida e chuvosa. Isso porque o fenômeno climático El Niño, que ocorre normalmente em julho, deve acontecer entre outubro e novembro.

El Niño tardio pode ocorrer em um ciclo mais curto, indo até meados do outono, mas o aquecimento do oceano Pacífico e do próprio Atlântico, que banha as nossas praias, proporciona um teor de umidade maior na atmosfera. Por isso, a primavera será chuvosa, com a presença de temporais.

Segundo a Defesa Civil, este ano o calor chegará mais cedo, diferente do ano passado que manteve a estação amena. Além disso, ventos típicos da estação devem seguir até novembro, devido a grande oscilação da temperatura.

Este final de semana já traz uma mostra da estação com tempo úmido e quente até a segunda-feira. Com o cenário favorável para a incidência de chuva nos próximos meses, é grande o risco de cheia nos rios e alagamentos. “A Defesa Civil de Porto Alegre está atenta para as mudanças climáticas e segue monitorando as regiões ribeirinhas, sempre alertando e conscientizando a comunidade em relação aos procedimentos em um período chuvoso”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Adriano Krukoski.